A aprendizagem Multidisciplinar da Orientação e a sua importância na promoção de um Ensino Ecológico
A Orientação, clássica ou desportiva, assume importância nas disciplinas de Educação Física, História, Geografia e no Ensino Especial. Pese o seu caráter multidisciplinar, a formação de base dos docentes é fraca ou inexistente. Concomitantemente, aumenta o interesse de outras disciplinas por uma pedagogia que privilegie o contacto com a natureza (ex. aulas de campo). Porém, a deficiente formação dos docentes inibi-os de avançarem sem receios para um ensino ecológico assente em modelos não-lineares de apreensão de conhecimentos, onde os alunos, segundo Neto(2020) aprendem a pensar, a saber interrogar-se sobre os fenómenos da vida e os fenómenos da natureza, implementando situações interessantes em todos as áreas de aprendizagem (lógico-matemáticas, linguísticas, motoras, artísticas, etc). Nos dias de hoje, sair da sala de aula tradicional e a apropriação de um espaço natural, livre ou urbano, cria desconforto, medo e insegurança nos professores e nos alunos.
A Orientação é por excelência um exercício de ar livre que exercita a mente e o corpo e que confere competências de autonomia, confiança, resiliência, resistência, toma de decisão, observação, cooperação e colaboração. Assim, esta ação pretende formar os docentes, proporcionando-lhes conhecimentos teóricos, práticos e vivências que os capacitem para desenvolverem com êxito um ensino ecológico. A Orientação dará segurança aos docentes na resposta ao desafio de Neto(2020): “Precisamos de fazer uma espécie de regresso à natureza, com uma metodologia alternativa ao aprisionamento nasala de aula”.
Objetivos a atingir
No final da formação, cada formando deverá ser capaz de:
- Conhecer e orientar-se por métodos expeditos;
- Utilizar e orientar-se com mapa e/ou bússola;
- Utilizar e orientar-se com aplicações digitais;
- Identificar, marcar e caracterizar um percurso pedestre;
- Orientar em segurança um grupo em meio escolar, urbano ou natural;
- Planificar, operacionalizar e avaliar uma aula em meio natural;
- Planificar e desenvolver trabalho colaborativo;
- Promover a reflexão e as boas práticas.
Conteúdos da ação
1. Orientação (3h)
1.1 Conceptualização
1.2 Enquadramento histórico, organização da modalidade e diferentes vertentes
1.3 Métodos expeditos
1.4 Aplicações digitais
2. Relacionamento espacial (2h)
2.1 Pessoal
2.2 Com objetos
2.3 Projeção vertical e horizontal (prática)
3. Mapa/Planta/Croqui (3h)
3.1 Orientação do mapa
3.2 Simbologia/sinalética
3.3 Noções de distâncias e escala
3.4 Noções de relevo, dimensão, curvas de nível e equidistância
3.5 Latitude e longitude
3.6 Orientação com o mapa
4. Bússola (3h)
4.1 Rosa dos ventos
4.2 Norte geográfico
4.3 Norte magnético
4.4 Declinação magnética e desvio
4.5 Orientação do mapa com ajuda da bússola
5. Considerações de segurança (1h)
6. Orientação com alunos com necessidades educativas especiais (1h)
7. Marcação de um Percurso de Orientação (Escolar, Urbano ou Natural) (2)
8. Práticas de Ensino Ecológico (Planificação, implementação e avaliação) (TA-15h)
- Professor: Luís Manuel Costa