A educação inclusiva é um direito fundamental de todos os alunos, independentemente das suas necessidades educativas. Esta formação visa sensibilizar os professores com as capacidades necessárias para promover a inclusão de alunos, abrangidos por medidas do DL 54/2018 de 6 de julho.
Atualmente, nas salas de aula e dentro de cada grupo turma, existem múltiplos perfis ao nível das necessidades específicas de cada aluno. Desta forma, os professores precisam de formação específica para lidar com essa diversidade e garantir que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de aprendizagem.
O enquadramento legal e político em Portugal, com o Decreto-Lei 54/2018, veio enfatizar a importância da inclusão na educação. Por isso, a formação deve refletir essas diretrizes.
A inclusão da formação "Os Primeiros Passos na Educação Inclusiva: do Conhecimento à Prática." no plano de atividades da entidade proponente é estratégica e essencial por várias razões:
A formação está alinhada com os objetivos da entidade proponente para promover a qualidade da educação e a inclusão na escola, e esta formação foi projetada especificamente para abordar essa necessidade.
A formação faz parte de um programa de desenvolvimento profissional contínuo para os professores, o que contribui para sua motivação e satisfação no trabalho.
A formação contribui para promover a equidade na educação, garantindo que todos os alunos tenham igualdade de acesso e oportunidades.
A melhoria na qualidade do ensino através de práticas inclusivas terá um impacto positivo não apenas nos alunos, mas também nas famílias e na comunidade em geral.