As atividades de formação decorrem nesta plataforma de e-learning Moodle do SIPE e em interfaces online na rede. Todas as informações e atividades relativas à formação serão disponibilizadas em ambiente de classe digital. É privilegiada a comunicação assíncrona, incentivando-se a interação entre formandos, tendo em vista em a construção de uma comunidade de prática.
Neste Curso, a comunicação entre formador e formandos processa-se no espaço virtual da plataforma Moodle da Sipe, podendo, no entanto, ser utilizadas outras aplicações digitais de apoio. 
Cabe ao formando responsabilizar-se pelo seu percurso de autoaprendizagem ao longo da formação, devendo, por isso, assumir um papel ativo e de autorregulação contínua. Tratando-se de um percurso formativo baseado na autoaprendizagem e no trabalho autónomo, cada formando deverá efetuar a gestão das tarefas de acordo com o tempo disponível para tal, efetuando: leituras, acesso à plataforma, arquivo de documentos, pesquisas para aprofundamento, elaboração de reflexões individuais e em grupo e participação nos fóruns no intervalo temporal previsto. 
A lógica de trabalho fundamenta-se, sobretudo, em períodos de estudo e de trabalho individual, a que se seguem desafios colocados pelo formador.
A ação de formador assenta no apoio aos formandos ao nível da exploração dos temas a abordar e da clarificação de questões.