A presente ação de formação justifica-se com base na necessidade de preparar precocemente, os professores para conhecerem e intervirem diretamente com alunos disléxicos.

A dislexia é considerada um distúrbio de leitura e escrita que interfere no processo de aprendizagem, sendo este um importante tema de estudo na área.

Uma intervenção precoce, assume-se como a medida mais eficaz de intervenção, para implementarmos estratégias de ajustadas a cada criança.

A dislexia ainda é uma área que necessita de investigações mais aprofundadas, que associem os conhecimentos sobre dislexia e a formação docente, pois essa dificuldade de aprendizagem está presente no dia-a-dia do professor e, conforme a International Dyslexia Association – IDA (2016), pode ser considerada uma das causas mais frequentes de baixo rendimento escolar.

É, portanto, imprescindível para a nossa função docente, estarmos constantemente atualizados, para aperfeiçoar a prática pedagógica, adaptando recursos e materiais necessários para atender às diferenças do aluno com dislexia, só pode haver sucesso adotando uma pedagogia diferenciada.

Esta formação visa fornecer aos professores estratégias necessárias, proporcionar um melhor desempenho enquanto profissional, de forma a lidarem nas escolas, no seu dia-a-dia, com mais eficiência neste tipo de perturbação.