O presente curso tem como principais objetivos o desenvolvimento de competências dos docentes de forma a acrescentar valor às suas aulas.

Será analisada a legislação que regulamenta a escola inclusiva com incidência nas medidas de suporte à aprendizagem e inclusão.

Deste modo pretende-se explorar a educação inclusiva e software de interesse que permita ao professor potenciar a inclusão dos alunos de forma inovadora, enquanto desenvolve as competências definidas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

Na gestão e preparação de aulas pretende-se utilizar o 3dBear, Classpoint, Kahoot (…) ferramenta de interesse transversal e pedagógico e de grande relevância para o desenvolvimento de competências ao nível da colaboração dos alunos nas aulas por permitir expressar/debater ideias sobre diversos assuntos/temas.

Será utlizado software livre ou com recursos livres mesmo que limitados, que permitirá construir atividades que promovam a participação de todos os alunos;

A construção de ambientes de realidade aumentada para a elaboração de projetos, com incidência na utilização do espaço físico envolvente dos alunos por forma a maximizar o desenvolvimento de competências inscritas no Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Serão criadas atividades criativas com recurso a software livre apresentado no decurso das sessões.

Serão apresentadas estratégias de avaliação dos alunos com o recurso, por exemplo, à teoria das múltiplas inteligências.