Pretende-se a criação da disciplina

"A Educação Inclusiva: princípios e práticas de operacionalização em sala de  aula"

A referida formação tem por objetivos:

 - Explorar os documentos legislativos (DL n.o 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas; 

- Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais; - 

Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem); - Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras; - Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão; - Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; - Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais. - Compreender e identificar contributos da formação, para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.