Como é referido no Decreto – Lei no 55/2018, à escola, hoje compete “preparar os alunos, que serão jovens e adultos em

2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda

desconhecem”. (p. 2928). A principal tarefa desta formação será para além de contarem histórias com conteúdo de cariz

matemático, realizarem no final resolução de problemas com cariz matemático. A formação pretende dar a oportunidade

aos professores de conhecerem algumas histórias com sabor a matemáticas já existentes, bem como criarem as suas

próprias histórias de modo a ficarem prontas a ser saboreadas pelos seus alunos. A tarefa principal que se impõe aos

professores é conseguir que as crianças, desde cedo, aprendam a gostar de Matemática. Caberá ao professor organizar

os meios e criar o ambiente propício à concretização do programa, de modo a que a aprendizagem seja, na sala de aula, o

reflexo do dinamismo das crianças e do desafio que a própria Matemática constitui para elas. Só assim a Matemática se

tornará aliciante e poderão as crianças continuar ativas, questionadoras e imaginativas como é da sua natureza. Só assim

a Matemática se tornará aliciante e poderão as crianças continuar ativas, questionadoras e imaginativas como é da sua

natureza.