Como é referido no Decreto – Lei no 55/2018, à escola, hoje compete “preparar os alunos, que serão jovens e adultos em
2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda
desconhecem”. (p. 2928). A principal tarefa desta formação será para além de contarem histórias com conteúdo de cariz
matemático, realizarem no final resolução de problemas com cariz matemático. A formação pretende dar a oportunidade
aos professores de conhecerem algumas histórias com sabor a matemáticas já existentes, bem como criarem as suas
próprias histórias de modo a ficarem prontas a ser saboreadas pelos seus alunos. A tarefa principal que se impõe aos
professores é conseguir que as crianças, desde cedo, aprendam a gostar de Matemática. Caberá ao professor organizar
os meios e criar o ambiente propício à concretização do programa, de modo a que a aprendizagem seja, na sala de aula, o
reflexo do dinamismo das crianças e do desafio que a própria Matemática constitui para elas. Só assim a Matemática se
tornará aliciante e poderão as crianças continuar ativas, questionadoras e imaginativas como é da sua natureza. Só assim
a Matemática se tornará aliciante e poderão as crianças continuar ativas, questionadoras e imaginativas como é da sua
natureza.
- Professor: SANDRA PORTO FERREIRA