Formação e-Learning 2020

Verifica-se que um número significativo de alunos não acompanha as aprendizagens ao ritmo dos demais, traduzindo-se em insucesso e desmotivação precoce e, paradoxalmente um grupo de alunos que, por apresentar uma maior facilidade em aprender, tende a desmotivar.

Deste modo, será pertinente criar uma pedagogia diferenciada bem como novos processos didáticos.

Vivemos na chamada revolução tecnológica e com o apropriado uso da tecnologia nos ambientes de aprendizagem, os alunos parecem estar mais envolvidos, mais motivados no seu processo de ensino/aprendizagem.

Surgem então as APPS como prática pedagógica, que se define pela utilização de alguns elementos que caraterizam os jogos virtuais em atividades, cujo contexto não é o do jogo, contribuindo tanto para a motivação como para o desenvolvimento cognitivo do aluno.

Este processo de APPS  pode do mesmo modo ser utilizado como ferramenta de avaliação formativa sistemática, que leva o aluno a participar no desafio, como orientador para as aprendizagens que se mostrem necessárias

Atenda-se dois pontos fortes do paradigma de formação deste curso os que dizem respeito quer à articulação entre as suas componentes teóricas e práticas, quer à iniciação do jogo, através de uma indagação da sua dificuldade constitucional, ou seja, à dificuldade intrínseca a todo o projeto do humano e, em especial, aos constrangimentos com que se depara esse projeto humano que reside em educar.

O jogo constitui-se como excelente recurso de apoio ao processo de ensino/aprendizagem.

Particularmente, a utilização de jogos educativos faculta o desenvolvimento de competências básicas fundamentais, permitindo a exploração de que envolvem letras, números, cores, formas, sequências lógicas, padrões, rotações, etc., estimulando a aprendizagem através de um ambiente lúdico e interativo.

Como tal, o jogo funciona como poderoso recurso, tanto para o professor, como para os alunos, cumprindo uma efetiva função pedagógica.

Para que a integração destes valiosos recursos se efetive com sucesso, torna-se fundamental a realização de atividades e projetos verdadeiramente integrados no currículo, com a participação ativa de todos os intervenientes envolvidos na relação pedagógica, quer pela preparação, produção e acompanhamento das atividades e/ou projetos pelos professores, quer pelo envolvimento, reconhecimento e utilização destes recursos na promoção de aprendizagens significativas pelos alunos. 

Para que este paradigma resulte, torna-se fundamental a capacitação dos docentes, quer ao nível do domínio técnico dos recursos, quer ao nível da eficaz integração e utilização pedagógica dos mesmos."          



Socrative e Plickers na aprendizagem de Ciências Exatas e Experimentais (Turma 5)