Pretende-se que os professores interiorizem as mudanças referidas nos normativos e aprofundem competências e conhecimentos relativos ao processo de avaliação das aprendizagens. Também, rever métodos na avaliação para as aprendizagens (ApA) e na avaliação das aprendizagens (AdA), tais como feedback, processos e instrumentos de recolha e respetivas rubricas de avaliação e participação.

Deste modo, os docentes necessitam atualizar e melhorar a construção dos instrumentos/recursos ajustados a novos contextos educativos


Nesta formação, realizada totalmente online nesta plataforma do Moodle, vamos explorar e utilizar o SCRATCH para criar animações, histórias e jogos.

Criação de materiais educativos com SCRATCH (2ª Edição)

Criação de materiais educativos com SCRATCH (1ª Edição)

Ferramentas de Realidade Aumentada para o ensino (1ª Edição)

SIPE Madeira - Janeiro/Fevereiro 2023

As tecnologias vieram permitir uma maior diversificação de instrumentos à disposição dos professores. A promoção de uma aprendizagem ativa e centrada no aluno, as respostas a grupos turma heterogéneos estão na necessidade de implementar estratégias de ensino que permitam proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências, a mobilização de literacias múltiplas e uma preparação para o mundo atual. Metodologias como - Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Sala de Aula Invertida Flipped Classroom), Metodologia de Projeto e a Metodologia STEM – permitem associar teoria à prática, desenvolvimentos das várias competências e assegurar a aprendizagem de todos os alunos

Formação que visa promover a capacitação na utilização de recursos tecnológicos que tornem as aulas mais interativas e dinâmicas, permitindo gerar resultados positivos para os envolvidos no processo de aprendizagem.