Atenda-se dois pontos fortes do paradigma de formação deste curso os que dizem respeito quer à articulação entre as suas componentes teóricas e práticas, quer à iniciação do jogo, através de uma indagação da sua dificuldade constitucional, ou seja, à dificuldade intrínseca a todo o projeto do humano e, em especial, aos constrangimentos com que se depara esse projeto humano que reside em educar.

O jogo constitui-se como excelente recurso de apoio ao processo de ensino/aprendizagem.

Particularmente, a utilização de jogos educativos faculta o desenvolvimento de competências básicas fundamentais, permitindo a exploração de que envolvem letras, números, cores, formas, sequências lógicas, padrões, rotações, etc., estimulando a aprendizagem através de um ambiente lúdico e interativo.

Como tal, o jogo funciona como poderoso recurso, tanto para o professor, como para os alunos, cumprindo uma efetiva função pedagógica.

Para que a integração destes valiosos recursos se efetive com sucesso, torna-se fundamental a realização de atividades e projetos verdadeiramente integrados no currículo, com a participação ativa de todos os intervenientes envolvidos na relação pedagógica, quer pela preparação, produção e acompanhamento das atividades e/ou projetos pelos professores, quer pelo envolvimento, reconhecimento e utilização destes recursos na promoção de aprendizagens significativas pelos alunos. 

Para que este paradigma resulte, torna-se fundamental a capacitação dos docentes, quer ao nível do domínio técnico dos recursos, quer ao nível da eficaz integração e utilização pedagógica dos mesmos."