A noção de “Escola inclusiva de 2ª geração” apresenta-se como um desafio que se coloca às escolas, no sentido de responder aos alunos com necessidades educativas específicas. A preocupação surge no sentido de que sejam encontradas respostas para que cada um aprenda, independentemente da sua condição, sendo assegurada a todos a aquisição de competências que permitam a plena integração social. A formação contínua dos professores é fulcral no desenvolvimento de uma escola inclusiva, sendo que se verifica a necessidade de atualização de conhecimentos face à existência de um novo enquadramento legal para a educação inclusiva. Considera-se pertinente o desenvolvimento desta ação junto dos docentes de todos os Duração Horas presenciais: 25 Nº de horas acreditadas: 25 Cód. Dest. 99 Descrição Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos Grupos M01 a M36 DCP Descrição níveis de ensino, uma vez que os alunos serão acolhidos nas turmas e, nesse momento, surge a obrigação de encontrar resposta às necessidades educativas de cada um.