O Pedestrianismo ou “a arte de andar a pé”, por meios rurais ou urbanos, apresenta-se como a atividade de ar livre que melhor incorpora as características exigidas para o planeamento de uma aula de campo. Se por um lado, um professor é um conhecedor da disciplina que tutela, um especialista no campo do saber, possuindo de base, capacidades e competências para escolha e planificação de uma determinada matéria de ensino, por outro lado, apresenta inúmeras lacunas na planificação de uma aula de campo e a sua utilização como estratégia de ensino. A aprendizagem do Pedestrianismo e tudo o que ele compreende, destacando-se, a leitura e interpretação de um mapa, a utilização de uma bússola, a delimitação de um âmbito (ex: percurso pode ser de âmbito histórico, cultural, antropológico, ecológico, geológico, religioso, desportivo entre outros), a escolha de um percurso, o cálculo da seu comprimento, da sua duração e caraterização quanto à intensidade de esforço físico, entre outros aspetos, é condição consensual, para que cada professor, independentemente da sua formação e da disciplina que tutela, possa dar uma resposta positiva na planificação de uma aula de campo.